+

Sobre o PCC

Apresentação

Maringá, localizada no noroeste do Paraná, é conhecida pelo seu verde intenso nas ruas e avenidas. A cidade oferece excelente qualidade de vida e infra-estrutura.

Dentro deste contexto, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) desponta como um polo cultural e tecnológico de toda uma região que atinge mais de 100 municípios das microregiões de Maringá, Paranavaí, Umuarama, Cianorte, Campo Mourão, Apucarana e Ivaiporã.

O programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PCC) está vinculado ao Departamento de Informática (DIN), que pertence ao Centro de Tecnologia (CTC). O DIN oferece: cursos de pós-graduação stricto sensu em Ciência da Computação (mestrado e doutorado acadêmicos); cursos de graduação em Ciência da Computação (integral) e Informática (noturno), e curso de pós-graduação lato sensu em Desenvolvimento de Sistemas para Web.

Os cursos de mestrado e doutorado em Ciência da Computação são reconhecidos pela CAPES, e obtiveram conceito 4 na última avaliação. Os cursos de mestrado e doutorado tiveram seus inícios nos anos de 2002 e 2021, respectivamente, tendo titulado 235 mestres até abril de 2022.

Objetivos

O PCC se empolga para:

  • proporcionar ao discente graduado aprofundamento ao saber na área de Computação, que lhe permita alcançar alto padrão de competência científica ou técnico-profissional;
  • oferecer, dentro da UEM, ambiente e recursos adequados para o desenvolvimento da pesquisa científica na área de Computação;
  • formar pessoal qualificado para o exercício de atividades de magistério superior na área de Computação;
  • preparar pesquisadores que avancem o desenvolvimento tecnológico na área de Computação; e
  • formar profissionais altamente qualificados na área de Computação.

Administração

Coordenadora: Profa. Thelma Elita Colanzi Lopes

e-mail: teclopes at uem.br

telefone: (44) 3011-5118

Coordenadora Adjunta: Profa. Valéria Delisandra Feltrim

e-mail: vdfeltrim at uem.br

telefone: (44) 3011-5109

Secretária: Maria Virginia Cantagallo Schwerz

e-mail: sec-pcc at uem.br

telefone: (44) 3011-4345

Infraestrutura

Instalações

O Departamento de Informática (DIN) e o Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PCC) ocupam o Bloco C56 (localizado aqui).

Salas de Aulas

O DIN possui várias salas de aula próprias com sistemas de projeção conectados a computadores em rede, para uso da graduação e pós-graduação. O PCC, em particular, possui três salas de projeção.

Auditório

O DIN possui um auditório e um anfiteatro. Além disso, o Centro de Tecnologia possui dois auditórios que podem ser utilizados por seus departamentos.

Secretaria

O PCC conta com uma secretaria exclusiva.

Sala de Professores

O DIN acomoda seus professores em salas equipadas com computadores individuais conectados em rede.

Laboratórios de Pesquisa

O DIN conta com os seguintes laboratórios de pesquisa:

  • Laboratório de Engenharia de Algoritmo (LEAL);
  • Laboratório de Sistemas Interativos Inteligentes (LSII);
  • Laboratório de Engenharia de Software (LES);
  • Laboratório de Gestão de Dados (LGD);
  • Laboratório de Tecnologia de Informação (LTI);
  • Laboratório de Desenvolvimento Distribuído de Software (LDDS);
  • Laboratório Experimental de Computação de Alto Desempenho (LECAD);
  • Laboratório de Linguagens, Compiladores e Programação Paralela (LCP);
  • Laboratório de Sistemas Embarcados e Comunicações (LSEC);
  • Laboratório de Segurança da Informação (LASI); e
  • Laboratório de Engenharia de Computação Ubíqua e Autonômica (MANNA).

Logomarca

A logomarca do PCC foi criada em 2021 por Lucas Ken Higashi e Beatriz Sayuri Endo, então discentes do curso de Comunicação e Multimeios da UEM. Lucas descreve o símbolo da seguinte maneira:
"O símbolo representa conectividade e união, assim como para os computadores todas as partes precisam estar conectadas para funcionar de maneira correta. Ela apresenta elementos da placa de circuito impressa que são muito presentes na Ciência da Computação, colocadas de maneira a formar um hexágono e criando a ideia de movimento. Também inclui um notebook ao lado, mostrando que essa área não trabalha apenas com o hardware mas também como o software, as interfaces gráficas e a experiência do usuário. No geral apresenta um visual moderno e geométrico pois é uma área que trabalha com tecnologia e muitos cálculos, é um símbolo que representa modernidade, conectividade e tecnologia."