+

Sobre o PCC

Apresentação

Maringá, localizada no noroeste do Paraná, é conhecida pelo seu verde intenso nas ruas e avenidas. A cidade oferece excelente qualidade de vida e infra-estrutura.

Dentro deste contexto, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) desponta como um polo cultural e tecnológico de toda uma região que atinge mais de 100 municípios das microregiões de Maringá, Paranavaí, Umuarama, Cianorte, Campo Mourão, Apucarana e Ivaiporã.

O programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PCC) está vinculado ao Departamento de Informática (DIN), que pertence ao Centro de Tecnologia (CTC). O DIN oferece: cursos de pós-graduação stricto sensu em Ciência da Computação (mestrado e doutorado acadêmicos); cursos de graduação em Ciência da Computação (integral) e Informática (noturno), e curso de pós-graduação lato sensu em Desenvolvimento de Sistemas para Web.

Os cursos de mestrado e doutorado em Ciência da Computação são reconhecidos pela CAPES, e obtiveram conceito 4 na última avaliação. Os cursos de mestrado e doutorado tiveram seus inícios nos anos de 2002 e 2021, respectivamente, tendo titulado 235 mestres até abril de 2022.

Objetivos

O PCC se empolga para:

  • proporcionar ao discente graduado aprofundamento ao saber na área de Computação, que lhe permita alcançar alto padrão de competência científica ou técnico-profissional;
  • oferecer, dentro da UEM, ambiente e recursos adequados para o desenvolvimento da pesquisa científica na área de Computação;
  • formar pessoal qualificado para o exercício de atividades de magistério superior na área de Computação;
  • preparar pesquisadores que avancem o desenvolvimento tecnológico na área de Computação; e
  • formar profissionais altamente qualificados na área de Computação.

Logomarca

A logomarca do PCC foi criada em 2021 por Lucas Ken Higashi e Beatriz Sayuri Endo, então discentes do curso de Comunicação e Multimeios da UEM. Lucas descreve o símbolo da seguinte maneira:
"O símbolo representa conectividade e união, assim como para os computadores todas as partes precisam estar conectadas para funcionar de maneira correta. Ela apresenta elementos da placa de circuito impressa que são muito presentes na Ciência da Computação, colocadas de maneira a formar um hexágono e criando a ideia de movimento. Também inclui um notebook ao lado, mostrando que essa área não trabalha apenas com o hardware mas também como o software, as interfaces gráficas e a experiência do usuário. No geral apresenta um visual moderno e geométrico pois é uma área que trabalha com tecnologia e muitos cálculos, é um símbolo que representa modernidade, conectividade e tecnologia."